A Região

O Vale do Café no Sul Fluminense abrange as cidades de Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores, Miguel Pereira, Piraí, Paty do Alferes, Pinheiral, Mendes, Engº Paulo de Frontin, Barra Mansa, Volta Redonda e Paracambi. Toda a região teve grande importância no século XIX devido ao grão que lhe dá nome: o café.

Aprofundando a história…

Na década de 1860, o Vale do Café foi responsável pela produção de 75% do café consumido em todo o mundo, tornando o Brasil líder na produção e exportação do produto que após a queda da mineração, tornou-se o mais valioso commodity do país.

Entre as décadas de 1830 e 1850 o café viveu sua grande expansão e o Brasil possuía a maior parte da oferta do produto para o mundo todo, controlando os preços e decidindo de que forma iria atuar na economia internacional. Sua base de trabalho era a mão de obra escrava, vinda de diversos países da África. Existiam em tanta quantidade que compunham a maior parte da população regional, cerca de 2/3. O cultivo da planta, feito em grande escala, não levava em consideração a manutenção do solo, dando origem, à longo prazo, a uma terra fraca e sem nutrientes.

A partir das últimas décadas do século XIX a oferta do café começou a se tornar muito superior à demanda, havendo uma quebra na economia. Com a sanção da Lei Aurea, extinguindo a mão de obra escrava e o arrasamento das terras, que já não eram tão férteis, os fazendeiros ficaram endividados com os bancos, muitas fazendas foram hipotecadas e muitos deixaram a região. Assim terminou uma parte importante do ciclo do café no Brasil.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s