Fazendas Históricas

O período áureo projetou o Brasil como maior produtor de café no mundo, gerando um grande desenvolvimento econômico, o que proporcionou a construção de ferrovias, iluminação pública e obras de infraestrutura.

Na região, os novos barões de café faziam parte de uma geração que foi estudar na Europa e desenvolveu gosto e percepção apurados. Portanto, eles queriam transportar o que viveram fora do país para dentro de suas fazendas. Reformaram as antigas sedes, algumas em construções suntuosas, compravam objetos, como pratarias, louças, obras de arte, tudo importado. Levavam uma vida de extrema ostentação.

A região foi, nesse período, o novo centro do poder. A visitas às cidades e às fazendas históricas do Vale do Café é a oportunidade de vivenciar esse momento peculiar da história, que alia natureza bucólica a arquitetura imponente, representante de uma época.

Fazendo parte do Tour da Experiência temos 10 Fazendas Históricas abertas à visitação e com oferta de produto específico para deleite das experiências.

Fazenda Florença, em Conservatória, é uma autêntica fazenda histórica que pertenceu a família Teixeira Leite, onde foi construído um confortável hotel. A programação inclui um elaborado Sarau Imperial, com visita guiada e apresentação teatral.

Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, pertenceu ao Barão de Mambucaba, que produziu café entre 1830 a 1880. O sarau da Ponte Alta foi um dos primeiros da região, com os atores atuando como barão e baronesa, conduzindo os visitantes pela fazenda, incluindo a senzala.

Fazenda União, em Rio das Flores, hoje funciona um hotel histórico de luxo. Foi o antigo local de trabalho do Barão do Rio Preto. Possui museu de peças raras, ambientação de senzala com exposição de esculturas realistas e apresentação de jongo com grupo vindo do quilombo remanescente da região, o jongo de São José da Serrinha.

A Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, é considerada a “Jóia do Vale”. Construída entre 1845 e 1853, o casarão de mais de 2.200 metros quadrados possui 58 cômodos e 99 janelas. Ainda preserva o mobiliário francês e brasileiro e os papéis de parede são todos originais.

A Fazenda Alliança, localizada em Barra do Piraí, é um exemplo de restauração sustentável, que levou 4 anos para recuperar a casa originalmente construída em 1861. A propriedade especializou-se em produção de búfalas e hortas, ambas orgânicas.

Fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras, era o antigo lar do Barão de Vassouras, um dos maiores produtores de café do Vale. A casa principal foi totalmente reformada respeitando o formato original, e hoje a casa abriga um museu de peças antigas.

Fazenda da Taquara foi fundada em 1830 por produtores de café. A visita inclui a plantação de café, tendo como guias os descendentes diretos do fundador da fazenda, que irão contar a história do café no Vale do Paraíba do Sul e mostrar o circuito do commodity.

Fazenda Santa Eufrásia, em Vassouras, foi construída em 1830, sendo a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café. É uma das construções históricas mais importantes da área, que conta com belo e extenso gramado na parte de frente da casa.

Fazenda São João da Prosperidade, em Barra do Piraí, chegou a cultivar 256 mil pés de café e ter 214 escravos trabalhando. Construída entre 1820 e 1830, o casarão preserva as características originais, e é uma das poucas que ainda possui ruínas das senzalas.

A Fazenda Vista Alegre, em Valença, foi palco da ebulição artística presente no século XIX. Era a residência do Visconde de Pimentel, um grande incentivador da cultura e das artes, que fundou a Escola de Ingênuos, primeira escola no país para filhos de escravos e crianças pobres das redondezas.

Em 2015, o grupo criou o Plantão Histórico: uma ação que possibilita aos visitantes conhecerem as fazendas históricas durante a semana. Todo dia, uma fazenda histórica estará aberta em um horário determinado. Veja os dias e horários disponíveis de cada fazenda:

 

Plantão Horizontal

 

Quer saber mais sobre as fazendas do Vale do Café? Então, visite os sites de cada uma:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s