Cafés Especiais

O primeiro café a ser plantado no Brasil foi o Arábica Typica, trazido em 1727 pelo Sargento – Mor Francisco de Mello Palheta. Essa variedade de café arábica, entre outras de café especial, voltará a ser cultivada a partir de novembro nas fazendas históricas da região do Vale do Café como parte do projeto do Sebrae “ Introdução de Cafés Especiais no Estado do Rio de Janeiro”.

Entre as fazendas participantes estão a Fazenda União em Rio das Flores e a Fazenda Alliança em Barra do Piraí, que irão em breve oferecer cafés gourmet de alta qualidade para serem degustados e jardins da planta para visitação. O projeto irá sanar o hiato de produção na região, que desde o fim do século XIX, após a decadência do ciclo do café, não manteve as plantações, algo de que os visitantes sentiam falta para compor a visita aos casarões históricos, sedes das fazendas imperais.

Além de reconstituir parte da paisagem original dos antigos cafezais, a intenção é aproximar os visitantes da cultura que levou a região a ser a maior produtora de café do mundo no século XIX, mostrando na prática as etapas de preparo do grão. A produção será voltada aos cafés especiais, produzidos em pequena escala, obedecendo um manejo sustentável que se diferencia das antigas técnicas empregadas no século XIX. Nessa etapa estão sendo escolhidos cafés ainda pouco explorados no estado, incluindo orgânicos, como no caso da Fazenda Alliança, que tem produção exclusivamente agroecológica. O intuito é também aumentar a variedade de oferta e desenvolver o mercado regional nesse setor.

A reinserção do cultivo do café acontece em consonância com uma série de ações em prol do turismo regional, que ganhou força nos últimos anos com a criação do Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial. Através do Tour as fazendas Florença, União e Alliança, assim como outros 12 empreendimentos na região, oferecem produtos turísticos que resgatam a história do Brasil Império com atividades-vivências que unem gastronomia, apresentações artísticas e atuação de personagens de época. Em breve a degustação do café local irá constar na programação.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s