Empresários apresentam o Vale do Café a profissionais de eventos sociais

em

Cerimonialistas do Rio de Janeiro conhecem fazendas históricas, hotéis e hotéis fazenda de quatro municípios da região.

bimg_1282
Grupo posa no jardim da  Fazenda Vista Alegre, em Valença.

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, 23 profissionais de eventos sociais participaram de um famtur pela região do Vale do Café à convite dos empresários que fazem parte do grupo Vale do Café Rio, passando por seis fazendas históricas e cinco hotéis e hotéis fazendas localizados nos municípios de Vassouras, Barra do Piraí, Valença e Rio das Flores. Eles também puderam conhecer fornecedores locais dos municípios e algumas das igrejas da região.

A visita teve como objetivo apresentar as possibilidades e atrativos do Vale do Café aos profissionais, que em grande parte atuam como cerimonialistas, função que exige total responsabilidade pela produção de casamentos, e que se beneficiam ao poder oferecer alternativas de locais para festas aos clientes. A vinda dos cerimonialistas também pretende fomentar a economia local, buscando inserção regional nesse segmento que permanece aquecido apesar do período de retração econômica.

 

A região se mostra apropriada ao estilo “Destination Wedding”, quando a festa é realizada em locais fora da cidade dos noivos e convidados, geralmente em cenário natural, propiciando uma viagem e extensão da confraternização antes e após o evento. A arquiteta Cacá Porto, sócia da empresa Cacá & Caká Arquitetura de Eventos, presente no famtur, enumera algumas das características desse estilo de cerimônia. “Quando você realiza um evento dentro do conceito de “Destination Wedding”, você oferece uma gama de experiências aos noivos e convidados, que envolve conhecer um lugar, se hospedar em um hotel e poder aproveitar para passear nos dias que permeiam o evento. No Vale, por se tratar de municípios pequenos, as pessoas sentem-se seguras para se deslocar em qualquer horário e ainda existe a possibilidade visitar locais que tiveram grande peso na história do Brasil”.

 

Além da sensação de segurança que os municípios do interior oferecem, outra vantagem da região para quem atua no mercado são os preços de produtos e serviços, que são competitivos quando comparados aos da capital. Flávia Ricobello, da Les Amies Cerimonial, que atua há 13 anos no mercado de eventos sociais, fez sua primeira visita ao Vale durante o famtur e ressaltou os preços regionais como um dos atrativos para as noivas: “No Vale a gente consegue fazer um casamento de nível alto, utilizando um local bonito e bons fornecedores e com um custo muito menor. Então isso vai ser interessante para as noivas porque elas poderão ter três dias de casamento a um custo que não vai nem chegar perto de um casamento assim se fosse feito no Rio, por exemplo.”.

As belezas naturais da região são um dos motivos que a faz ser frequentemente escolhida como locação, seja para filmagens ou ensaios fotográficos. Outro fator que gera interesse são as fazendas históricas, que além da estética, retrata a importância do momento histórico em que foi construída, registrada na arquitetura dos prédios e em mobiliários de época. Durante o famtur foram visitadas as Fazendas Ponte Alta e Alliança, localizadas em Barra do Piraí, a Fazenda São Roque em Vassouras, a Fazenda Vista Alegre em Valença e as Fazendas União e Paraízo em Rio das Flores.

Para a cerimonialista, o fator histórico é um dos grandes diferenciais da região: “Lugares em que você vê um pedacinho da história, que estão ainda muito conservados como a Fazenda Ponte Alta, que mantem praticamente tudo original, é um grande atrativo para o público que valoriza esse aspecto histórico, sendo esse um grande diferencial da região. Quando vamos para Itaipava ou Búzios, por exemplo, temos hotéis e pousadas, mas não temos a tradição histórica envolvida, tudo foi recém-construído. E no Vale é possível associar a tradição ao conforto, como na Fazenda União, por exemplo, que tem partes reconstruídas, mas que seguem o estilo antigo original.”.

A hotelaria é suporte importante durante a realização de eventos sociais, principalmente casamentos, quando, dependendo do tamanho do evento, os convidados variam entre 200, 500 ou até mais de 1000 pessoas. Além de oferecer hospedagem, espaço e suporte para realização de eventos no local, os hotéis Mara Palace, Santa Amália e a pousada Vila Hibisco, em Vassouras, localizam-se próximos a igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, considerada o cartão postal do município.

Os hotéis Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, e Fazenda União, em Rio das Flores, são opção de espaço e estrutura para realização da cerimônia em seu interior, com leque variado de atividades de lazer para os dias que antecedem e precedem o grande dia.

bimg_1337
O empresário Mário Vasconcelos aposta em eventos como uma alternativa produtiva para a hotelaria.

Para Mário Vasconcelos, proprietário da Fazenda União, investir em eventos é uma opção saudável para a hotelaria, e a realização do famtur foi uma iniciativa importante para que os profissionais do segmento conheçam o Vale do Café. “Já realizamos cerca de 18 casamentos na União e percebo que as noivas buscam originalidade quando estão à procura de um lugar para casar. Dentro das opções por casamentos em áreas rurais, nós somos uma novidade. Trazer pessoas do ramo é algo muito importante, porque assim eles conheceram de perto nossas belezas e despertam para as potencialidades de nossa região.”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s