Véus no Vale

O Vale do Café é uma das 11 regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro e está localizada no centro sul do estado, fazendo limite com Minas Gerais e se estendendo sobre parte da Serra do Mar. A região que inclui 15 municípios, entre eles Barra do Piraí, Vassouras, Valença e Rio das Flores, vale-se da altitude e localização propícias para oferecer belas paisagens e clima agradável.

Além da geografia, chama-se “Vale do Café” devido ao período em que concentrou uma das maiores produções de café do país, na metade do século XIX, e foi de grande importância para a economia nacional. O poderio dos barões e viscondes, produtores que enriqueceram e ganharam títulos através da valorização do grão, ficou refletido nas construções remanescentes da região: há exemplares de verdadeiros palacetes rurais, casas de fazenda, habitações urbanas, estações de trem e chafarizes originais, entre outros, que são marco de um período único na história.

Esses patrimônios, que já caíram nas graças de diversos diretores de fotografia de produções audiovisuais, com o objetivo de garantir beleza e realismo às cenas, vêm sendo redescobertos como espaços para receber eventos, com destaque para casamentos. O fator novidade conta imensamente, já que “Casar no Vale” ainda é uma opção escolhida com exclusividade por algumas noivas que já conhecem a região. As vantagens, porém, vão além da originalidade e da locação histórica.

A região é ideal como Destination Wedding, tendência no mercado de casamentos em que viaja-se até local determinado para a festa, podendo durar vários dias, permitindo um aproveitamento total do lugar pelos anfitriões na companhia dos seus convidados. Nos cenários bucólicos do Vale do Café, os presentes partilham de experiências que aliam história, cultura e natureza.

A proximidade com a capital é um dos quesitos importantes, já que parte dos convidados e mesmo dos fornecedores podem vir do Rio de Janeiro. Os municípios do Vale localizam-se a cerca de 120 e 150 km do Rio e a 350 km de São Paulo, com acesso por rodovias federais e estaduais. Os preços de produtos e serviços da região são outro ponto considerável, sendo bastante competitivos em relação aos da capital, assim como a qualidade, possibilitando que o fornecimento de alguns itens da festa seja feito localmente.

A segurança é uma das maiores preocupações da atualidade, não sendo diferente com os convidados de uma festa ou evento. Os municípios do Vale do Café estão entre os mais seguros do estado do Rio, permitindo deslocamentos noturnos e passeios à pé com despreocupação, algo raro nos grandes centros.

Nas opções de locação, o Vale do Café apresenta uma diversidade de fazendas históricas, hotéis e hotéis-fazendas, que oferecem diferentes estruturas, cenários, serviços e opções de fornecedores, que irão auxiliar na composição da identidade da festa. Há a possibilidade de realizar celebrações que vão desde as mais intimistas (algumas fazendas abrem o interior da sede), DIY, mini-weddings e até grandes produções nos extensos gramados disponíveis.

É só escolher a que possui as características mais desejadas e se enveredar por uma produção com a força e a imponência do século XIX, sacralizando uma narrativa de amor com o aval de muitos personagens da história.

Fazenda Alliança – Barra do Piraí 

Exemplo de sustentabilidade e restauração, a Alliança levou 4 anos para recuperar a casa originalmente construída em 1861. Hoje, totalmente reformada pela arquiteta proprietária, possui 2 terreiros de mil metros quadrados cada, gramados com palmeiras e lago, varandas e uma tulha com maquinário original de café, contendo cafeteria, varanda e um salão de 80 metros quadrados.

A propriedade especializou-se na produção de búfalas e hortas, ambas orgânicas, certificadas com o selo alemão Ecocert. Há a possibilidade de realizar cerimônia no interior da sede com hospedagem e buffet orgânico da própria fazenda.

Mais informações: http://fazendaallianca.com.br/eventos-e-infraestrutura/

Contato: (21) 2266 0567 – (24) 99967 9709 (Lívia)

Fazenda Cachoeira Grande – Vassouras

Um nome que instiga a nossa imaginação e nos insere em uma atmosfera fascinante, a Fazenda Cachoeira Grande pertenceu a Francisco José Teixeira Leite, o Barão de Vassouras. Nessas terras, ele construiu sua rica sede que hoje representa a preciosidade de nossa história em objetos colecionados e obras de arte, além de uma coleção de carros antigos.

A propriedade exalta o esplendor de uma construção histórica preservada e restaurada; em seu entorno há um imponente lago no qual encontra-se também um charmoso chalé com duas suítes, sala, varanda e bar.

Mais informações: http://www.fazendacachoeiragrande.com.br/

Contatos: (24) 2471-1264/ (21) 999114339/(24) 98123-1866 – contato@fazendacachoeiragrande.com.br

Fazenda do Paraízo – Rio das Flores 

Considerada como a “Jóia do Vale”, o patrimônio apresenta um casarão imponente e intocável construído entre 1845 e 1853 pelo Visconde de Rio Preto com mais de 2.200 metros quadrados. Em 2012, a propriedade completou 100 anos nas mãos da mesma família, que mantém um trabalho de conservação e manutenção de patrimônio.

A entrada trilhada por um caminho de palmeiras imperais faz jus ao nome poético da fazenda, que também é uma das mais procuradas para produções de filmes e novelas.

Recentemente foi um dos cenários da novela “Além do Tempo”, da Rede Globo e grande destaque do filme “Através da Sombra” de Walter Lima Jr. Apresenta uma capela histórica com pinturas originais e uma tulha equipada e reformada para a realização de eventos diversos.

Mais informações: http://www.fazendadoparaizo.com.br/

Contatos: (24) 2458 0093 – (24) 99859 5727 (Simone)

Fazenda Ponte Alta – Barra do Piraí

Pioneira nas atividades voltadas para o Turismo Histórico da região, através de visitações guiadas, a propriedade foi do Barão de Mambucaba e apresenta capela original em sua senzala intacta com peças e utensílios do Brasil Império. Um conservado quadrilátero ao centro harmoniza-se com a sede, que ostenta em sua fachada, um moinho de café, arcos cobertos de hera e um lindo visual externo natural.

Na década de 50, foi palco de comemorações de aniversário do então presidente Getúlio Vargas. É o cenário ideal para quem busca produções no estilo simples, rústico e que valoriza a atmosfera histórica presente.

Mais informações: http://www.pontealta.com.br/

Contatos: (24) 2445 4955- (24) 99271 2627

Fazenda Ribeirão Hotel de Lazer – Barra do Piraí

Um dos mais estruturados hotéis-fazendas da região em uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, com enorme variedade de lazer e entretenimento, a Fazenda Ribeirão dedica sua hotelaria para todos os convidados da festa em suas 54 suítes. Com amplo gramado para cerimônias ao ar livre, salão de festas e restaurante do lago, a propriedade oferece um almoço de boas-vindas para os noivos e familiares, reunindo gastronomia típica, conforto e natureza.

Mais informações: http://www.fazendaribeirao.com.br/

Contato: (24) 2447-7650

Fazenda São Roque – Vassouras 

Fundada no início do século XIX pelo Tenente Antonio da Costa Franco, a propriedade recebeu este nome provavelmente porque Antonio quis homenagear seu pai, Roque da Costa Franco. O patrimônio foi restaurado recentemente, mantendo seus traços arquitetônicos originais. O estilo clássico com mobiliário de época conferem um aspecto rústico e bucólico extremamente charmoso e original para celebrações ao ar livre em meio à natureza. A Fazenda disponibiliza área interna com 3 salões integrados de 150 metros quadrados cada, além de bela varanda e um grande salão coberto para cerimônias. O quarto da noiva tem sala de banho com decoração inspirada no séc.XIX.

Mais informações: http://www.fazendasaoroque.com.br/

Contato: (21) 91977 7555 (Marta)

Fazenda União – Rio das Flores 

Construído no séc. XIX, o casarão- sede da Fazenda União é hoje um luxuoso hotel-fazenda que prima por suas pinturas artísticas, peças colecionadas, móveis e objetos históricos, que nos envolvem em uma atmosfera de luxo e requinte. A propriedade apresenta ampla estrutura hoteleira exaltando charme, conforto e imponência em decoração assinada por Chicô Gouvêa.

Destino presente na exclusiva associação “Roteiros de Charme”, disponibiliza um elegante salão de eventos, que acomoda até 300 pessoas sentadas, e fica em frente à capela, jardins em frente à sede e “salão azul” para noivas e madrinhas se prepararem para o grande dia.

Mais informações: http://www.fazendauniao.com.br/

Contato: (24) 2458 1701

Fazenda Vista Alegre – Valença

A Vista Alegre é uma das mais importantes fazendas do Estado do Rio, porque sediou a primeira escola no país de alfabetização de filhos de escravos e crianças pobres das redondezas fundada por Visconde de Pimentel na segunda metade do séc.XIX. A sede é um palacete rural de arquitetura neoclássica, uma construção original do séc.XIX, que está totalmente conservada e cria perfeita harmonia com seus famosos jardins.

Cenário de diversas novelas e produções televisivas, com destaque para a novela “A Viagem”, exibida em 1994 pela Rede Globo, o patrimônio apresenta 5 mil metros de gramado com imponente paineira ao centro, muro de heras, além de lago, pátio de pedras com estátua de leão e jardins ornados com estátuas de porcelana do porto. Uma curiosidade é que os atuais proprietários casaram-se e fizeram Bodas de Prata na fazenda e hoje, prosseguem perpetuando os laços de afetividades e amor para os futuros casais apaixonados.

Mais informações: www.fazendavistaalegre.wordpress.com

Contato: (21) 3181 7516 – (21) 98817- 0747 (Renata)

Florart Artesanato – Rio das Flores 

Certificada como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, a FLORART, localizada no prédio da antiga estação ferroviária de Manuel Duarte, distrito de Rio das Flores, desempenha desde 2004 projeto que envolve a reciclagem de material, inclusão social e resgate da cultura regional. Cerca de 60 artesãos de 3 municípios confeccionam móveis e utensílios com a reciclagem de material “pet”, pneus, e produtos naturais da região como: taboa, bambu e fibra de bananeira e produtos de cama, mesa e banho com o reaproveitamento de tecidos e resgatando bordados típicos da região. Também funciona como ponto de venda e local para realização de workshops e oficinas, que garante a constante qualificação dos artesãos e promoção de renda das famílias.

Para eventos, a FLORART é capacitada para produzir sob encomenda brindes e itens decorativos personalizados e exclusivos, trazendo a matéria prima e as características dos traços regionais em toda a sua linha.

Mais informações: www.florart-artesanato.com.br/

Contato: (24) 2458-0190

Hotel Santa Amália – Vassouras

Antiga sede do Convento Sacre Coeur de Marie, com 40 mil m² de área verde, o Hotel retém uma atmosfera de aconchego e tranqüilidade, preservando parte da sua arquitetura original, aliando detalhes de modernidade e conforto. Em funcionamento desde 1969 no município de Vassouras, o Hotel Santa Amália tornou-se referência em bom atendimento, valorizando tanto a qualidade dos serviços, quanto o tratamento dispensado aos hóspedes.

Para realização de casamentos e eventos, disponibiliza sua estrutura interna com restaurante e salão de convenções, que acomodam, cada um, 320 e 120 pessoas, além de buffet próprio, preparado e servido por experiente equipe do Hotel. Aos noivos, é oferecido amplo e aconchegante apartamento, para que possam preparar-se para o dia da celebração.

Mais informações: www.hotelsantaamalia.com/

Contato: (24) 2471-7007

Link fotos: https://goo.gl/photos/6CY7wuJdoLPzuELR9

Mara Palace Hotel – Vassouras

Gerenciado por família tradicional de Vassouras desde a década de 60, o palacete transformado em hotel, que pertenceu a italiana Mara Riva, já faz parte da história do município. Localizado no centro histórico da cidade, foi frequentado por políticos, governadores e personalidades do meio artístico. Hoje é referência de bom gosto e sofisticação requisitado por clientes fiéis, que valorizam o bom atendimento e a administração familiar. A valorização e a preservação histórica é um notório diferencial a ser apontado no Mara Palace Hotel.

O Mara dispõe de confortáveis apartamentos, distribuídos pelo interior de um charmoso casarão, e suítes em uma edificação mais moderna, além de um aconchegante e reservado chalé. O salão principal, com lustre de cristal e janelas coloniais, é um dos locais favoritos para eventos, além da área externa, que possui bar e piscina, que pode ser coberta para suporte de estruturas.

Mais informações: www.marapalace.com.br

Contato: (24) 2471- 1993

Vila Hibisco Pousada e Apart – Vassouras

A Vila Hibisco é um dos mais novos empreendimentos do setor hoteleiro de Vassouras, inaugurada por família com tradição no ramo, que optou por oferecer uma proposta inovadora, que une moradia e hospedagem, com ofertas de facilidades e serviços 24h.

Localizada no coração de Vassouras, a alguns metros do Centro Histórico e da igreja Nossa Senhora da Conceição, conhecida como o cartão postal da cidade, a Pousada oferece 24 unidades, sendo 10 equipadas com cozinha independente.

Recém-reformada e decorada nos mínimos detalhes com inspiração retrô, a Vila Hibisco é o local perfeito para um evento intimista e agregador como mini-weddings e day after, podendo ser realizado no jardim, na área da piscina ou no bistrô climatizado.

Mais informações: www.vilahibisco.com.br/

Contatos: (24) 2491-2535 | 2471-3356

Cachaça Werneck – Rio das Flores

 A cachaça é a bebida destilada nacional do Brasil e o Vale tem entre suas melhores representantes a Cachaça Werneck, produzida artesanalmente no município de Rio das Flores. Detentora de diversos prêmios na categoria, sendo o mais recente a medalha de prata na edição de 2016 do mais importante concurso de destilados: a Edição Brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas, atua com padrões sustentáveis.

A Werneck é produzida a partir da cana do próprio local sem utilização de agrotóxicos, o corte da cana não é mecanizado e há total reaproveitamento do resíduo da destilação para irrigação ou fertilização. Sua estrutura de produção é referência no setor, sendo requisitada para visitas por profissionais iniciantes.

Entre seus produtos estão as versões Ouro, envelhecida em barril de carvalho, Prata, armazenada em tonel de jequitibá, Tradicional e Licorelle, versão de licor fino de laranja.

A marca produz kits degustação que servem perfeitamente como mimos ou brindes em eventos. São mini-garrafinhas de 50 ml que podem vir nas versões desejadas e etiqueta personalizadas. Uma lembrança com sabor único do Vale do Café.

Mais informações: www.cachacawerneck.com.br

contatos: (24) 9298-9900 | (24) 9298-9998 | (24) 9298-9992

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s