Qual Fazenda tem a sua cara?

Descubra, entre as antigas fazendas históricas no sul do Rio, a sua favorita.

 A 120 km do Rio de Janeiro e 400 km de São Paulo e Belo Horizonte, a região do Vale do Café, RJ, possui a maior concentração de fazendas históricas por km2 . Abertas a visitação, elas recontam o período em que a região foi a maior produtora de café, fato que ficou na história e que pode ser vivenciado através de cada visita. Diferenciando-se em estilos e atividades oferecidas, todas têm em comum a história e arquitetura do século XIX como cenário. Você é mais descolada, aplicada ou saudável? Encontre a fazenda que tem mais a ver com você e divirta-se nessa viagem ao passado!

Romântica

Fazenda do Paraizo, Rio das Flores, RJ

Reviver cenas da novela “Além do Tempo”, sentindo-se como a atriz protagonista, Aline Moraes,  esperando pelo personagem interpretado pelo ator Rafael Cardoso, atrás do portão que inúmeras vezes ilustrou a telinha. Mais romântico, impossível. A casa sede, um verdadeiro palácio com 58 cômodos, mais de 10 quartos e 99 janelas, está com a mesma família há mais de um século, conservando a história e afrescos lindos de Villaronga, um importante pintor espanhol da época. O fogão, um esplendor, ainda funciona e faz bolos e pães maravilhosos, servidos ao fim da visita. A passagem pelo centro de artesanato, Florart, é obrigatória para levar lindas lembrancinhas feitas pelas mãos das artesãs locais.

 

 

Saudável

Fazenda Alliança, Barra do Piraí, RJ

Ideal para os fãs da vida e alimentação saudável, onde, além de observar o antigo circuito do café, pode-se participar da colheita da horta, aprender sobre PANC’s (Plantas Alimentícias não Convencionais), como cultivar temperos e hortaliças em casa e provar da cozinha de origem, preparada com ingredientes da fazenda. De quebra, ainda dá para admirar a decoração de interiores assinada pela proprietária, também arquiteta, que contrasta com a fachada original preservada.

 

 

Descolada

Fazenda Vista Alegre, Valença, RJ

A Vista Alegre pertenceu a um nobre nada convencional, o Visconde de Pimentel, conhecido pelo amor às artes e à vida social agitada, com encontros sociais que reuniram Conde D’eu e o famoso pianista Gottshalk. Pimentel inaugurou na fazenda a primeira escola para alfabetização de filhos de escravos, conhecida como a Escola de Ingênuos, além de incentivar o ensino da música, que resultou na formação de uma banda.

Uma vez na Vista alegre, aproveite para agendar uma visita à Casa-Sede e à equipada cocheira da fazenda. Lugar ideal para dar uma volta de bike, sem deixar de admirar a árvore que fez sucesso durante a novela “A Viagem”,  já conhecida como “a árvore do Alexandre”, que, além de linda é também o cenário perfeito para fotos.

 

 

Aplicada

Fazenda São Roque, Vassouras, RJ

Quem acha que diversão é sempre mais interessante quando acompanhada de muito aprendizado, pode sem dúvida visitar a Fazenda São Roque. A São Roque é uma das mais antigas fazenda da região, que foi totalmente reformada para receber visitantes e sediar eventos. Com agendamento, a fazenda realiza o projeto pedagógico “Fazenda Viva”, com apresentação de peça que resgata um dos mais importantes períodos da história, a abolição da escravatura, com elenco de mais de 10 atores. Ao final, uma linda cena de maculelê, do lado de fora, fecha a encenação.

 

 

 

Sofisticada

Fazenda União, Rio das Flores, RJ

Requinte e bom gosto estão reunidos nesse hotel fazenda que faz parte do Roteiros de Charme, seleção da hotelaria que mescla rusticidade sem abrir mão da elegância. A União apresenta a rica história do século XIX através de passeio guiado pela casa sede, onde estão expostos itens de colecionador raríssimos como pratos, objetos pessoais e pinturas. O Museu de Arte Sacra e a Capela são outros pontos de passagem obrigatória, além da linda apresentação de jongo, com tochas iluminando a noite. Para descansar, nada melhor que as espreguiçadeiras com vista para o lago e o lanche da tarde servido ao ar livre.

 

 

A Musical

Jardim Ecológico Uaná Etê fica em Sacra Família e é um verdadeiro paraíso eco-cultural. Além de abrigar o primeiro labirinto de música do mundo, projetando sons pro universo em uma sensível e tocante experiência humana, o espaço realiza diversos eventos culturais, criando uma simbiose harmônica entre música a céu aberto e natureza.

 

 

A Divertida

A Fazenda Ribeirão em Barra do Piraí é  um enorme complexo de hotelaria e lazer. A programação do local é vasta e inclui passeio pela fazendinha, prática de esportes aquáticos como tirolesa e caiaque e muito mais! Se você procura diversão, achou!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s