Hora do Café: melhor hora do dia!

Seleção de bolos servidos no Vale do Café para acompanhar o cafezinho

Ao badalar das 5 horas da tarde, parece que toda a região já sabe… é hora do cafezinho! Para deixar esse momento ainda mais gostoso e diverso, reunimos receitas de bolos que são servidos em vários estabelecimentos no Vale do Café. Uma maneira de lembrar as maravilhas do Vale quando se está em casa!

Vamos nessa?!? É hora do café!

🥧 BOLO DE BANANA DA FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE 🥧

Esse é o bolo que acaba mais rápido no café da manhã da fazenda, sendo geralmente necessário fazer dois por vez para dar conta da vontade dos hóspedes! Se eles gostam tanto, imaginamos que vocês também!

Receita:

Ingredientes: 🍌🥛🍚

2 xícaras de farinha de trigo; 2 ovos; 2 bananas; 1 xícara de açúcar; 1 xícara de leite; 1 colher de fermento e 1 colher de sopa cheia de manteiga.

 

Modo de fazer: 🥣🥄🍶

Coloque os ovos, farinha de trigo, açúcar, leite, fermento e a manteiga no liquidificador. Deixe batendo por 2 minutos, enquanto isso corte as bananas em fatias longitudinais (ao comprido). Logo a seguir passe manteiga na forma, disponha as bananas e despeje a massa que está no liquidificador dentro da forma.

Leve ao forno por 40 minutos.🔥

🍊 BOLO DE LARANJA DA VILA HIBISCO 🍊

Servido no café da manhã aos hóspedes da Vila Hibisco, é fácil de fazer, e o resultado é um bolo fofinho e molhado. Adoça a boca dos hóspedes que irão passear pelo gracioso centro histórico de Vassouras!

Receita:

Ingredientes:

1 xícara e meia de açúcar; 4 ovos ; 2 xícaras e meia de farinha de trigo; 1 copo e meio de suco de laranja; 2 colheres de sopa de margarina; 1 colher de sopa de fermento.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, açúcar e depois a manteiga. Passe para uma vasilha, junte a farinha peneirada e vá adicionando o suco de laranja aos poucos até a massa ficar com a consistência leve. Acrescente por último o fermento. Leve para assar em forma untada por mais ou menos 15 minutos. Dica: com o bolo ainda quente faça uma calda com suco de laranja com açúcar e jogue por cima!

🍊 BOLO DE TANGERINA DA FAZENDA UNIÃO 🍊

Foi uma verdadeira missão escolher entre os bolos do Hotel Fazenda União. São tantas delícias servidas oras no café da manhã, oras no chá da tarde, com aquela linda vista do lago… que a gente se perde!! Mas, segundo fontes seguras, esse está entre os favoritos!

Dica: Mais gostoso ainda quando apreciado com o café da fazenda, produzido lá mesmo!

Receita:

📖 Ingredientes:

3 ovos ; 2 e 1/2 xícaras de trigo; 1 e 1/2 xícara de açúcar;

2 unidades de tangerina; 2 colheres de café de fermento em pó; 1 pitada de sal; 1/2 xícara de óleo de milho; 3 colheres de sopa de licor de tangerina (opcional); Manteiga e trigo para untar.

🥣 Modo de Fazer:

Bater tudo no liquidificador e assar em forno médio entre 35 e 40 minutos.

💦 Para a calda:

Levar ao fogo 1 copo de suco de laranja e 4 colheres de açúcar e 1/2 limão para ficar mais azedinha. Deixar formar uma calda e jogar sobre o bolo. Fure o bolo com um garfo antes de jogar a calda.

🥛BOLO BRANCO DA FAZENDA ALLIANÇA🥛

 O bolo é simples e saborosíssimo, perfeito para acompanhar o cafezinho. É o bolo branco da Dona Fátima, colaboradora da Fazenda Alliança, local que reúne preservação da história e produção de orgânicos.

Dica: Fica irresistível acompanhado de um doce de leite de búfala, feita também pela Dona Fátima. Mas esse, disponível apenas para quem visitar a Fazenda! 😉 

Receita:

Ingredientes:

3 ovos; 150g de açúcar; 300g de farinha de trigo com fermento; 200ml de leite; 40ml de óleo de cozinha.

Modo de Fazer:

Misture o açúcar com o ovo e bata ligeiramente os dois. Junte Leite, farinha e óleo e continue batendo. Unte a forma com óleo, coloque a massa e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

🌽 BOLO DE MILHO COM COCO DO JARDIM UANÁ ETÊ 🌽

Que tal um bolinho com gosto de Brasil? Esta receita é do chef Cesar DaCosta, disponível para quem vai tomar café da manhã no jardim, antes da deliciosa caminhada. Fácil para fazer em casa, já que até com milho em conserva dá pra fazer!

Receita:

Ingredientes:

Fubá (2 xícaras);  milho em conserva (200 g); farinha de Trigo (2 xícaras); coco ralado fresco (1 xícara); açúcar refinado (2 xícaras); fermento químico em pó (1 colher de sopa); óleo de milho (1 xícara); leite (1 xícara); ovos (4 unidades); semente de erva doce (1 colher de chá); sal (1 pitada).

Modo de Preparar:

Untar uma forma de bolo tipo pudim com manteiga e fubá. Aquecer o forno a 180 graus. Bater no liquidificador o milho com o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e a pitada de sal, atéuma mistura lisa. Verter para uma tigela e acrescentar, mexendo delicadamente, o fubá, a farinha de trigo, o coco, a erva doce e, por último, o fermento, até que a massa fique homogênea. Passar a mistura para a forma e levar ao forno pré aquecido por 40 minutos.

Dicas: Esperar esfriar para desenformar. Passar a semente de erva doce rapidamente no fogo, usando uma frigideira pequena, para potencializar seu aroma. Pode finalizar com açúcar e canela em pó. Servir com uma manteiga da fazenda ou com um pouco de requeijão ou com goiabada cremosa.

🍫 Pão de ló com cobertura e Cachaça Werneck 🍫 

Agora trazemos a sugestão de uso de um dos ingredientes mais finos de nossa região: a Cachaça Werneck . A cachaça é muito usada na gastronomia, levantando o sabor e aroma dos alimentos. Muito indicada no preparo de doces, a Werneck, que é artesanal e orgânica, fará esse momento ainda mais especial!

Vamos à receita!

Para esse preparo, tenha uma massa de pão de ló de 20 cm e ganache de chocolate.

Para a calda: 2 copos de agua, açúcar a gosto e baunilha, misture. Junte 100ml de Cachaça Werneck Tradicional e molhe a massa de pão de ló.

Segunda etapa: misturara à ganache de chocolate, uma colher de sopa de licor Licorelle Werneck.

Parte mais difícil: após o preparo, deixar na geladeira por 12 horas! Um prêmio para quem conseguir!!

🍊 BOLO DE LARANJA DA FAZENDA DO PARAIZO 🍊 

Visitar a região Vale do Café é deixar-se levar pelos cheiros e aromas que também contam histórias! Como o bolo da Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores. A receita é da avó da anfitriã da fazenda, que ainda hoje utiliza o antigo forno à lenha, que tem a idade do casarão: 175 anos! Vamos experimentar esse bolo com gostinho de história?

Receita: 📖

Ingredientes: 🍊🍶🍯
3 ovos; 1 xícara de óleo; 2 xícaras de açúcar; 2 xicaras de farinha de trigo; 1 laranja inteira com casca, sem caroço; 1 colher de sopa de fermento.

Preparo: 🥣🥛🤲
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar. Depois junte a laranja inteira com casca, sem caroço. Em um recipiente, misture a farinha de trigo e o fermento. Coloque em forma untada e leve para assar. Quando tirar do forno, regue com uma calda de laranja, limão e açúcar.

🍞 RABANADA DO HOTEL SANTA AMÁLIA 🍞

Vamos variar um pouco essas receitas de bolo e vamos de rabanada??

Ela é tão deliciosa que não tem motivos para ser experimentada só no Natal e é servida no café da manhã dos hóspedes, que simplesmente adoram e, se porventura sai do cardápio, há protestos!

Receita:

Ingredientes:

1 litro de leite; 1 caixa de leite condensado; 4 ovos; 2 xícaras de açúcar; 3 colheres de sopa de canela em pó; 1 litro de óleo e 2 pães para rabanada.

Modo de preparo:

Bater o leite, ovo, e leite condensado no liquidificador ou mixer e colocar em uma tigela. Umedecer a rabanada nos dois lados e por em uma travessa. Fritar em óleo não muito quente e escorrer por 3 minutos em escorredor. Passar no açúcar com canela servir logo em seguida.

Inspire-se nas receitas e seu café da tarde nunca será o mesmo! Terá gostinho do Vale do Café!

 

Publicado por Imbirema Comunicação

Empresa de Comunicação especializada em produção de conteúdo, assessoria de imprensa e marketing digital.

Um comentário em “Hora do Café: melhor hora do dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: