Rota do Grão e uma provinha de destilado: roteiro do café no Vale do Café

Uma oportunidade de viver diferentes experiências com café e destilados de alta qualidade na região que preserva história e se destaca pela produção sustentável.


O Vale do Café recebe esse nome por conta da sua história. Durante o século XIX o grão do café correspondia por 75% das exportações do país. E as cidades localizadas no sul do estado do Rio de Janeiro, também conhecida como região Vale do Café, foi um dos grandes berços desse período de produção cafeeira.

Para reviver e recontar essa história, três fazendas históricas abrem suas portas para uma visita com total foco no café: sua história, sua importância para a economia brasileira e novas formas de produção.

Não se vive plenamente o presente desconhecendo o passado, portanto, na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, o visitante irá compreender como o café chegou ao Brasil impactou a vida naquela área. A abordagem inclui tanto o ponto de vista dos barões e seu universo de bonança, como o dos escravizados e as mazelas sofridas pela escravidão. A visita ao Espaço de Tributo ao Escravizado é uma passagem forte e necessária para se entender os dois lados da moeda e erros da humanidade que não devem ser esquecidos jamais.

A fazenda possui o Museu do Café, o primeiro do estado do Rio, com exposição de peças de maquinário antigo, apresentação do grão em diferentes etapas e vista para o cafezal varietal. A visita inclui a casa sede, impecavelmente restaurada e decorada para recompor o cenário da época. Sobressaem-se os objetos e móveis raros, remetendo a atmosfera do baronato no século 19.

Em uma conexão entre o passado e o presente, a Fazenda Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí, é uma das poucas a preservar a antiga estrutura de separação, secagem e armazenamento utilizado pelo antigo proprietário, o Barão do Rio Bonito. Hoje, a Alliança também se destaca pela produção de café, com manejo totalmente sustentável. É única produtora de café orgânico certificado da região, dando origem a um café selecionado e de alta qualidade.

Após compreender como era o processo no passado, visitantes percorrem as etapas atuais, desde o pé até a torra. E como o consumo de um café especial precisa de um preparado à altura, o barista e mestre em torra Bruno Couto foi convidado a demonstrar formas corretas de se extrair o melhor das notas e sabor de um café que foi tão cuidadosamente cultivado. Tudo isso tendo como cenário uma bela arquitetura em estilo neoclássica, com a pitoresca presença das búfalas, responsáveis pelo queijo, leite e doce de leite, todos orgânicos, que acompanham a degustação.

Um projeto piloto, porém pioneiro, é o que será apresentado na Fazenda das Palmas, no município de Engenheiro Paulo de Frontin. Conduzido pelo “agrofloresteiro” Sergio Olaya, visitantes irão conhecer o café da floresta, que é novo, mas já dá sinais da alta qualidade dos grãos futuros. Sérgio apresenta uma nova forma de encarar a produção alimentar, instigando o visitante a se questionar: “o que come o que você come? “.

No passeio à fazenda, o público verá obras de arte pelo gramado, onde há um campo de golfe de 9 buracos, e muitas outras na casa sede, entre elas pinturas de Dominique Jardy, na sala de jantar e tapetes da famosa artista Madame Colaço. Um dos destaques é a o teto e altar da antiga capela, com afrescos originais do século 19, recém-restaurados. A visita se completa no alambique, de onde sai a especialíssima cachaça Pindorama, orgânica, sendo totalmente produzida na própria fazenda.

Além da garantir ingressos às fazendas, a Rota permite aquisição de pacotes de hospedagem online, especialmente voltados a quem estiver interessado no universo do café. O Hotel Santa Amália, em Vassouras, preparou estadia de um pernoite incluindo kit de cosméticos artesanais com aromas do café: sabonete e óleo de massagem feitos a partir de café maduro e café verde. A hospedagem inclui jantar de sábado, café da manhã e almoço de domingo e ainda 2 ingressos para um workshop. A Vila Hibisco Pousada & Apart também oferece reserva online para quem comprar ingressos da rota, com pernoite que inclui café da manhã. Localizada no centro histórico de Vassouras, é perfeita para quem quiser aproveitar e conhecer a cidade à pé.


Passeios que compõem a Rota do Grão

Aproveitando a visita a região, há passeios imperdíveis para quem quiser conhecer o Vale além de suas fazendas, tendo contato com a natureza e gastronomia local. O município de Miguel Pereira, um dos berços da produção cafeeira, pode ser parada na chegada ou saída do Vale. Tem como um dos seus maiores atrativos naturais o Lago de Javary, para caminhar ao redor ou dar uma volta de pedalinho pelo lago. Quem visitar a cidade deve experimentar o cardápio do restaurante Le Vélo Montage, com opções de carnes, massas e sobremesas. Visitantes com ingressos para a Rota do Grão ganham um cafezinho na compra de um tiramissu e tem 10% de desconto nas refeições em dias de semana.


Além do café, uma provinha dos melhores destilados

Para garantir uma lembrança da região, a compra de ingressos também permite aquisição de produtos locais, que serão entregues na fazenda que for visitada pelo comprador. Entre eles, uma das melhores cachaças do país, a Cachaça Werneck, produzida no município de Rio das Flores, que coleciona mais de 30 prêmios de qualidade. Outra cachaça à venda é a Pindorama, produzida na Fazenda das Palmas. E, como não poderia deixar de ser, o café Durini, 100% orgânico e certificado, produzido na Fazenda Alliança.

Após participar dessa Rota, sem dúvida alguma, o visitante nunca mais irá experimentar o café ou o destilado de alta qualidade da mesma maneira.

Respeitando a orientações dos órgãos de saúde, a maior parte do trajeto ocorre em área aberta e ventilada, é obrigatório uso de máscara facial e há número máximo de 20 visitantes por horário.


SERVIÇO:

Rota do Grão e Uma Provinha de Destilado

Dias: 07,08,14 e 15 de agosto.

Municípios: Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Vassouras, RJ.

Ingressos: entre R﹩100 e R﹩150. Apenas 20 ingressos por horário.

Compra de ingressos online: Rota do Grão

Mais informações: contato@valedocaferio.com.br

Site: https://www.valedocaferio.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: