Fazendas Históricas

O período áureo do Ciclo Cafeeiro no Brasil ocorreu na segunda metade do século XIX e projetou o país como maior produtor e exportador de café no mundo, gerando um grande desenvolvimento econômico para a região, proporcionando a construção de ferrovias, iluminação pública e obras de infraestrutura. 

No Sul Fluminense, os novos barões do café faziam parte de uma geração que foi estudar na Europa, desenvolveram gosto apurado e queriam transportar o que viveram fora do país para dentro de suas fazendas. Sendo assim, reformaram as antigas sedes, algumas em construções suntuosas, compraram objetos diversos, como pratarias, louças, obras de arte, tudo importado. E levavam uma vida de extrema ostentação. 

A região, portanto, foi nesse período o novo centro do poder. Por isso, a visita às cidades e às fazendas históricas do Vale do Café é a oportunidade de vivenciar esse momento peculiar da nossa história, que alia natureza bucólica a arquitetura imponente, representante de uma época. Conheça algumas delas abaixo e faça a sua reserva: 

Fazenda União – Rio das Flores

Fazenda Ponte Alta  – Barra do Piraí

Fazenda do Paraízo – Rio das Flores

Fazenda Vista Alegre – Valença

Fazenda Alliança – Barra do Piraí

Fazenda Cachoeira Grande  – Vassouras

Fazenda Santa Eufrásia – Vassouras

Fazenda São Roque – Vassouras

Fazenda das Palmas – Engenheiro Paulo de Frontin

Jardim Uaná Etê – Sacra Família

O grupo de Fazendas participantes do Projeto “Tour da Experiência” – Caminhos do Brasil Imperial – criou a ação: PLANTÃO HISTÓRICO que traz a cada dia, uma fazenda de portas abertas para visitas guiadas em horários pré-determinados. O objetivo da ação é não exigir número mínimo de pessoas para o passeio, estimulando assim o turismo regional durante a semana.

*É necessário entrar em contato com cada fazenda para efetuar a reserva e apurar informações de valores e disponibilidade.

*Aos finais de semana, todas as fazendas estão abertas regularmente para visitas mediante agendamento.

921247_1030210560355354_1708967082287984097_o